Quantos gatos pingados vieram aqui:

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Algumas colocações acerca dos argentinos e demais latinoamericanos (com ou sem hífen?!)

Bom, hoje não vou falar de aventuras, de loucuras ou de trapalhadas. O que me traz aqui é um assunto sério...
Já é sabido por todos da rivalidade entre brasileiros e argentinos. Cretinice. Essa idiotice me parece ser só da parte dos brasileiros... Não posso generalizar, claro. Talvaz haja argentino que fale mal de brasileiro, assim como pessoas cretinas falam de negros, judeus, e por aí vai... Mas posso dizer que os argentinos com quem convivo e convivi são simplesmente maravilhosos. De verdade.
E todos me dão uma atenção incrível! E todos me ajudam com o idioma! E não me tiram pra idiota quando erro alguma coisa. Muito pelo contrário: me corrigem o tempo todo para que eu possa aprender. Querem saber muito sobre o Brasil sua música, sua cultura, seu idioma. Quando pergunto como se diz algo em Espanhol, logo vem a pergunta e no Brasil, como é?.
A Paola, minha amiga uruguaia, se sentou do meu lado e pediu para ler o que eu havia escrito no projeto. Corrigiu algumas coisas, me deu altas dicas. Ah, mas ela é uruguaia...
Ok... Tive uma experiência simplesmente sublime com um portenho chamado Patricio! Perguntei se não lhe incomodava ler algo que eu acabara de escrever, para que pudesse me ajudar e corrigir as coisas. Ele rapidamente, com um sorriso largo, disse que sim, sentou ao meu lado, pegou o note e foi me dizendo o que eu tinha errado e como consertar. Até aí, ok. E o que passou foi que ele saiu para fazer outras coisas e rapidamente voltou correndo e gritando: Pensei numa coisa!!! Escreve assim, que vai soar mais poético!!! Ou seja: não só me corrigiu, como também me deu uma dica para o próprio projeto!
Os argentinos são filhos da puta? São ridículos? Arrogantes? Sujos? Cretinos? Prepotentes? Você ainda acredita nisso? A mim não parecem. Aliás, nunca pareceram! Agora, menos ainda!
A Jennifer (minha amiga portenha de quem já falei várias vezes aqui no blog) teve uma experiência terrível no Brasil. Eu senti vergonha...
Ela foi a Santa Catarina de férias. Foi a um camping (a mim ela disse o nome, mas por questões de ética, não vou dizer aqui) e foi muito mal tratada... As pessoas falavam em alto e bom som que estavam lá aqueles argentinos sujos, ridículos, nojentos e coisas ridículas do tipo. Só que eles não contavam com a seguinte surpresa: havia uma argentina que sabia Português, entendia tudo e traduzia para os demais... Bah, que feio, né?
Convivo e convivi com argentinos, equatoriano, colombiano, mexicano, uruguaio... E digo: fronteira entre culturas e países existe só na Geografia... São pessoas boas, humanas, lindas! De qualquer nacionalidade! Claro que há exceções... Como há em qualquer lugar do planeta. Mas não generalizemos... 
Os latinoamericanos, de um modo geral, têm sido ótimos comigo. Isso inclui, sim, os argentinos. Todos aqui se colocam à disposição para me ajudar com o que podem. E não reclamam porque passo o tempo inteiro perguntando o nome das palavras e a conjugação dos verbos. Que es eso? Como se dice eso? Me ajudam!
Claaaaro que entre nós fazemos brincadeiras do tipo você não participa disso porque é argentina, você está fora porque eu não gosto de brasileiros, as uruguaias são estranhas, né?, mas isso é entre amigos que se gostam! E que sabem se tratar de brincadeira.
E não vou aceitar comentários tirando onda, mesmo que seja de brincadeirinha.  Porque isso é uma coisa chata e ofende. BRINCADEIRAS SE FAZEM ENTRE AMIGOS!
Gracias!
(Sem fotos hoje...)

10 comentários:

  1. Ines Kecível: Você fez muito bem em postar isso. Generalizações não são indicação de inteligência -pelo contrário. No tocante a filhos-da-puta, sim há os de qualquer cor/credo/nacionalidade.. isso é inerente ao ser humano. Aliás, já parou pra pensar que até o mais cretino dos seres tem um melhor amigo? Então, até ser cretino é uma questão de referência, de ponto de vista... Posso ser muito legal pra você, mas tem muita gente que me odeia...
    Bom, além do que você disse, queria acresecntar algo de minha experiência com o povo latino: Dá gosto conversar com eles. A maioria deles é muito, muito politizada!!! Os caras sacam muito de política, e tem, geralmente, um bom nível cultural...
    Eso es lo que yo queria hablar... Besos prima....

    ResponderExcluir
  2. Claro! São muito politizados! Dá gosto, sim, falar com eles. E sempre têm assunto inteligente! São divertidos, solícitos...
    E é verdade que até o mais cretino dos seres tem alguma coisa para acrescentar ou um amigo com quem falar...
    Beijo, primo querido!

    ResponderExcluir
  3. ia postar aqui e minha net caiu..para variar...rsrs..mas falei por msn toda a minha admiração por esse seu post..pode deixar que o assunto será abordado no blog! beijos,minha hermana querida!!!
    :-D

    ResponderExcluir
  4. Sim, senhora! Me linka lá no teu blog! Hahahaha!
    Meijos!

    ResponderExcluir
  5. Mandou bem, Inês! Você está certíssima!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo querida. Brincadeira se faz com que se gosta. E não é pq as pessoas nasceram num mesmo país que serão todas iguais. Somos todos diferentes e, exatamente isto, tira o direito de qualquer pessoas de discriminar outra só por vir de um pais que ñ é o seu.
    Acho que quem pensa o contrário ñ tem muito a oferecer.
    Eu tenho dois filhos e digo a qualquer um que me questionar: -Não estou criando playboys, mas dois homens a quem pretendo ensinar o significado da palavra caráter. E ñ importa o que vai me custar. Dos meus valores eu ñ abro mão, e isso inclui totalmente a minha posição em relação aos que não são iguais a mim.
    Estou te linkando tá. Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, rapeize!!!
    É bom saber que somos um grãozinho de areia numa praia imensa, mas que fazemos a diferença!
    Beijos a todos!
    Gracias, Vera y K-Cau!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ines. Eu vim parar aqui pelo Mae mochileira. Vivo na Costa Rica e ai achei que a gente pode trocar experiencias. Eu sinto que nós brasileiros somos super isolados dentro da América Latina talvez pelo idioma,alias eles nem nos consideram e nem nós nos consideramos latinos né! Bom vou te seguir um beijo.

    www.diasdesamuca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Opa, Paula! Podemos trocar experiências, sim!!!
    É muito legal viver outra cultura, tão distinta da nossa, apesar de estarmos tão pertinho, né? Falo do meu caso, porque sou gaúcha, nasci do ladinho da Argentina, mas vejo como somos diferentes!
    Beijão, Paula!!

    ResponderExcluir
  10. Achei super legal o que escrevestes,mas digo não por nacionalidade,credo raça ou politica,não tem quem não goste de ti gaúchinha querida... E realmente,estamos aqui é para acabar com as diferenças,somos todos seres humanos CADA UM com seu espaço no mundo...MANDOU BEM,ADOREI!

    ResponderExcluir

Comenta aê!